O jargão de que “o ano novo no Brasil só começa depois do carnaval” faz sentido para boa parte do mercado, mas um setor do varejo consegue seus maiores índices justamente antes da folia momesca. Com pretensão de aumentar as vendas em 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, que se estende de janeiro até a primeira semana pós-carnaval, a loja Le Biscuit, do Salvador Shopping, tem seus melhores momentos divididos entre o começo das aulas particulares, na semana que vem, e o início do ano letivo das escolas públicas, depois da quarta-feira de cinzas, aponta a gerente Eliene Rozendo. “Agora o momento mais forte é de vender para alunos de escola particular, que compram mais papel duplex, hidrocor e giz de cera. Depois do carnaval crescem as vendas de pastas, mochilas e cadernos, já que os alunos de escola pública voltam às aulas”, explica. Embora o retorno das aulas no segundo semestre também represente um significativo aumento de faturamento se comparado com o meio dos dois semestres, as vendas de início de ano são 70% maiores em relação ao período pós-São João, segundo Eliene. No entanto, o aquecimento das vendas de materiais escolares não é acompanhado por todos os setores. O diretor da marca de cosméticos Peel Line, Daniel Toledo, espera o decorrer do ano para as coisas melhorarem. “O carnaval faz com que as vendas diminuam porque muitas pessoas estão viajando, a não ser os produtos que auxiliam na perda de peso, por exemplo, que o nível se mantém o mesmo. O maior período de vendas é durante o segundo semestre, as vendas aumentam em torno de 20% a 30%”, comenta.
Fonte:http://bahianoticias.com.br/mercado/marca-e-produto/716-materiais-escolares-estao-entre-poucos-setores-em-que-vendas-crescem-antes-do-carnaval.html